XXVI Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica
21 a 25 de outubro de 2018 - Búzios - Rio de Janeiro

DESAFIO DE ROBÓTICA (DETEB)

 

 

1o DESAFIO TEMÁTICO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA  

Tópico: Controle de um braço robótico por meio de sinais de mecanomiografia (MMG) e/ou eletromiografia (EMG).

 

Apresentação e Justificativa

O Desafio Temático na Engenharia Biomédica (DETEB) busca encorajar o desenvolvimento de soluções para problemas reais previamente contextualizados e incentivar o trabalho em equipe dos alunos na aplicação de conceitos de Engenharia Biomédica recebidos durante a formação como estudantes. Esta atividade do Congresso Brasileiro de Engenharia Biomédica (CBEB) visa aumentar a motivação e melhorar o treinamento em vários centros de Engenharia Biomédica em todo o país; bem como para aumentar a visibilidade do campo de Engenharia Biomédica para a Sociedade e potenciais empresários.

 

Sobre o 1o DETEB

O problema contextualizado para o primeiro DETEB será o "Controle de um braço robótico por meio de sinais de mecanomiografia (MMG) e/ou sinais de eletromiografia (EMG)".

As regras relacionadas ao registro das equipes de competição são apresentadas abaixo.

a)      Cada Instituição Brasileira de Ensino e Pesquisa (a seguir denominada IEP) pode matricular uma única equipe de até 5 participantes, que podem ser estudantes de graduação e / ou pós-graduação.

b)      Cada IEP deve também inscrever um professor da Instituição como o tutor responsável pela equipe inscrita. O professor tutor deve ser sócio da SBEB em dia com o pagamento das anuidades e deverá se inscrever regularmente no CBEB. Os demais membros da equipe também deverão se inscrever no CBEB se quiserem participar das demais atividades do congresso. Os membros da equipe que forem participar apenas do DETEB não precisam se inscrever no CBEB 2018.

c)      Para concentrar as atividades no campo da Engenharia Biomédica, o Comitê Organizador DETEB fornecerá o mesmo tipo de braço robótico para cada equipe participante do DETEB.

d)      Cada Instituição deve expressar seu interesse no 1º DETEB até 30 de junho de 2018 usando um formulário de incrição (clique aqui para obter o formulário). Somente as dez primeiras equipes registradas serão elegíveis para participar do 1º DETEB. Em 15 de julho de 2018, os tutores responsáveis das 10 equipes selecionadas serão convidados a assinar um Termo de Responsabilidade e receberá o braço robótico usado no DETEB.

e)      Cada equipe está livre para desenvolver o hardware, firmware e software necessários para controlar o braço robótico. Toda a documentação, incluindo códigos de firmware e software, deve ser submetida ao Comitê Organizador do DETEB até 30 de Setembro de 2018. Nesta etapa do DETEB, pontos serão atribuídos a cada equipe inscrita quanto à qualidade do projeto e ao custo total.

f)     Durante o CBEB, cada equipe inscrita deverá realizar um teste de destreza de controle do braço robótico, que basicamente consistirá em tarefas relacionadas ao alcance e preensão de pequenos objetos; além da realização de trajetórias pré-definidas para soltar os objetos em alvos a serem definidos pelo Comitê Organizador do DETEB. Obrigatoriamente apenas um participante da equipe deverá controlar o braço robótico por meio dos sinais de MMG e/ou EMG, coletados em qualquer lugar em seu corpo. O número de sinais a serem utilizados deve ser definido por cada equipe inscrita. Nesta fase do desafio, cada equipe obterá pontos pela precisão e tempo de execução de cada tarefa, que só será definida no dia do desafio.

g)      O resultado final de cada equipe será a soma das pontuações obtidas na fase de documentação e na fase de teste de habilidade.

h)      As equipes serão classificadas por suas respectivas pontuações finais e as três primeiras colocadas serão premiados.

i)       O formulário deve ser enviado para o e-mail: cbeb2018@sbeb.org.br 

 

O Comitê Organizador do CBEB2018 fornecerá certificados de participação para todas as equipes participantes.

21 a 25 de outubro de 2018 - Búzios - Rio de Janeiro
cbeb2018@sbeb.org.br - (21) 2532-7373

Desenvolvido por LT Sistemas Web © Copyright 2017. Todos os direitos reservados.