Chamada de Artigos


Diretrizes Gerais para Submissão de Artigos

Artigos escritos em português, espanhol ou inglês são aceitos. As comunicações escritas a serem publicadas nos Anais do IFMBE deverão ser entregues em inglês. Cada inscrição como profissional permite a submissão de dois artigos, e cada inscrição como aluno permite a submissão de um artigo.

Processo de submissão de artigos

Leia atentamente as seguintes ORIENTAÇÕES DETALHADAS PARA ENVIO DE ARTIGOS antes de iniciar o processo de submissão.

Não é permitida a submissão de trabalhos já aceitos em outros meios de publicação ou com possibilidade de publicação antes do início do CLAIB & CBEB 2022.

O Comitê Organizador do CLAIB & CBEB 2022 tem o direito de remover um artigo se este contiver dados já publicados. Todos os artigos enviados passarão por verificação de plágio, que definirá a aceitação para a continuidade do processo de revisão.

Os artigos só podem ser submetidos online e DEVEM ser submetidos até 27 de junho de 2022, às 23:59 horas, horário de Brasília. Além disso, os regulamentos fornecidos abaixo SERÃO ESTRITAMENTE CUMPRIDOS.

Artigos submetidos contendo estudos realizados em humanos

Será exigida e verificada a declaração que indica que o estudo foi revisado e aprovado por Comitê de Ética Local deve ser assinalada, confirmando que o estudo foi realizado de acordo com os padrões éticos estabelecidos na Declaração de Helsinque e que atende às regulamentações nacionais para estudos científicos em humanos. Essa aprovação deve ser declarada no corpo do artigo.

Artigos submetidos contendo estudos realizados em animais

Será exigida e verificada a declaração que indica que o estudo foi realizado segundo os princípios do cuidado dos animais de laboratório e foi aprovado por um comité local de ética em estudos com animais e / ou segue as leis nacionais do país ou países em que os estudos foram realizados. Esta aprovação deve estar indicada explicitamente ao final do texto submetido.

Processo de revisão de artigos submetidos

O Comitê Científico do CLAIB&CBEB 2022 revisará todos os artigos e comunicações curtas que forem submetidos, e notificará o autor apresentador (= primeiro autor na lista de autores) quando os trabalhos com o status "concluído" forem encaminhados a dois revisores anônimos.

A aceitação será notificada conforme mostrado na guia Datas importantes. Durante o processo de revisão, todos os artigos enviados serão tratados de forma confidencial. Os autores podem ser notificados para revisar seus artigos durante o processo de revisão.

Formato dos Artigos

Todos os artigos e comunicações curtas devem ser preparados utilizando os modelos MS-Word ou LaTex disponíveis no site CLAIB&CBEB 2022 https://claib2022.org/submissoes.html ou https://cbeb.org.br/submissoes.html. Siga os formatos definidos nos modelos (os links para os modelos podem ser encontrados abaixo).

Categorias de Envio

Artigos Regulares

Os artigos regulares devem ter entre 4 e 6 páginas, e são apresentados oralmente ou em forma de pôster. O modelo do MS-Word ou LaTex pode ser obtido em:

-Modelo MS Word: Link
-Modelo LaTex: Link

Comunicações Curtas

Comunicações curtas, de até 2 páginas (incluindo texto, figuras, tabelas e referências) poderão ser apresentadas oralmente ou como pôster durante o CLAIB&CBEB .

O modelo do MS-Word ou Latex pode ser obtido em:

-Modelo MS Word: Link
-Modelo LaTex: Link

A Comissão Científica do CLAIB&CBEB 2022 determinará o tipo de apresentação (Oral ou Poster) e a sessão para cada submissão aceita.

SOMENTE artigos regulares em INGLÊS serão elegíveis para publicação nos Proceedings da IFMBE (International Federation for Medical and Biological Engineering) da Springer, que estarão disponíveis online (por exemplo, https://ifmbe.org/ifmbe-proceedings-series.)

No entanto, artigos regulares ou comunicações curtas submetidos em português, espanhol ou inglês podem ser publicados online no Consejo Regional de Ingeniería Biomédica para América Latina (CORAL - http://coralbiomedica.org) e na Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB - http://sbeb.org.br). Os artigos aceitos para publicação nos Proceedings do IFMBE da Springer não serão publicados nos anais eletrônicos da CORAL e SBEB.

Uma vez que todas as etapas da revisão tenham sido concluídas e o prazo de revisão expirado, o autor apresentador receberá uma notificação para confirmar e fazer o upload da versão final do artigo regular ou comunicação curta aceita.

Em caso de dúvidas ou se você não recebeu uma notificação confirmando que a versão final do artigo regular ou pequena comunicação foi processada até 15 de setembro de 2022, entre em contato com o escritório do CLAIB&CBEB 2022 em [email protected].

Presença e Apresentação

Cada INSCRIÇÃO Profissional no CLAIB&CBEB 2022 permite a submissão de dois artigos (quer sejam artigos regulares ou comunicações curtas), e cada Inscrição de Aluno permite a submissão de um artigo (quer sejam artigos regulares ou comunicações curtas). Cada artigo adicional RELACIONADO A ESSA INSCRIÇÃO NO EVENTO será RECUSADO pelo sistema e não será encaminhado ao Comitê de Revisão.

Cada autor pode ser listado SOMENTE DUAS VEZES como autor APRESENTADOR (autor apresentador é sempre o primeiro autor nomeado no bloco de autores). O apresentador deverá realizar a inscrição online e o pagamento da taxa de inscrição CLAIB&CBEB 2022 até 30 de setembro de 2022.

Outras Considerações

Artigos de não membros de sociedades científicas congregadas pela CORAL são bem-vindos. Consulte a seção de Registro sobre a data em que os autores devem se tornar membros das sociedades CORAL para se qualificar para taxas de registro preferenciais. Esses regulamentos serão rigorosamente cumpridos. O prazo para submissão de trabalhos é 27 de junho de 2022 às 18h, horário de Brasília. Após esta data, as inscrições serão encerradas.

Submissão de artigos passo a passo

(1) Envía tu trabajo a través de Plataforma EasyChair©. Si no tiene una cuenta EasyChair, abra una siguiendo las instrucciones de la plataforma (https://easychair.org/conferences/?conf=claib2022cbeb2022).

(2) Uma vez logado no EasyChair ©, ​​clique em "Enviar uma submissão para o CLAIB&CBEB 2022".

(3) Selecione a categoria de envio de artigo: artigo regular ou comunicação curta.

Cada artigo regular ou comunicação curta enviado no formato MS-Word será convertido em um arquivo PDF durante o processo de upload.